quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Liberalismo na França


O que é liberalismo? 



liberalismo é a filosofia política que tem como fundamento a defesa da liberdade individual nos campos econômico, político, religioso e intelectual, da não-agressão, do direito de propriedade privada e da supremacia do indivíduo contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal

Liberalismo na França


John Locke
Para Locke, os homens em estado de natureza são livres, iguais e independentes, podendo dispor do seu corpo para o que desejarem, desde que não prejudiquem os demais. Quem transgride é um criminoso e deve ser castigado.

Os homens decidiram renunciar a sua liberdade natural por meio de um pacto, entregando a um corpo político (governo) o direito de executar a lei para garantir a segurança, o conforto e a paz da comunidade.Para cumprir seus objetivos, o corpo político deve ser dividido em poderes: o legislativo, o executivo e o federativo.


Charles Louis de Secondat
Charles Louis de Secondat:  Definiu liberdade como “o direito de fazer tudo que as leis permitem.” Para esse direito ser o mais amplo possível, propôs a divisão clássica do Estado em legislativo, executivo e judiciário. Nessa divisão, cada poder deve agir independemente.




François Marie Arouet
 Mais conhecido como Voltaire foi o nome mais destacado do liberalismo francês.Para ele, sem liberdade não haveria o fim da prepotência dos poderosos e das injustiças sociais.Principal propagandista dos ideais libertários do iluminismo. Escreveu contra a religião, metafísica, superstição, fanatismos e preconceitos




Nenhum comentário:

Postar um comentário